Transtorno de Personalidade: definição.

Acepção de personalidade usual são as características marcantes que um indivíduo possui. A personalidade é formada gradualmente com a interação de fatores: da história de vida, da carga genética, do ambiente e da interação deste sujeito no ambiente, esta soma resulta em traços emocionais e comportamentais.  A personalidade gerencia o domínio e  o funcionamento de competências para relacionarmo-nos em nossa cultura.

Os transtornos de personalidade não são alterações, eles não aparecem simplesmente, são padrões de comportamentos rígidos e permanentes, e de certo, nem todo ou qualquer comportamento rígido e permanente vem a ser um transtorno de personalidade.

As causas destes transtornos geralmente são estresse realmente grave ou prolongado e significativo, – agressões violentas e freqüentes; privação de necessidades básicas, dentre outros – relacionados as experiências na infância e/ou na adolescência do indivíduo, que podem vir a provocar traços de comportamento muito mal-ajustados e inflexíveis, a ponto de prejudicar sua adaptação às situações que este deva enfrentar, cronificando para a vida adulta limitações significativas no funcionamento ou no desempenho social.

Os transtornos de personalidade estão associados a grande angústia subjetiva e, geralmente, há menor carga de sofrimento para si mesmo, pois acarretam maior sofrimento a outros, como por exemplo, familiares e amigos habituais de convívio, e dependendo do tipo de transtorno de personalidade, também acarretam preocupações/perturbações a estes.

O tratamento desses transtornos é longo e difícil, pois em se tratando de mudanças de caráter, o indivíduo deverá estar disposto a resignificar muitos aspectos de sua vida para que o tratamento seja efetivo, além do envolvimento da família, do diálogo entre os profissionais envolvidos, do exercício do paciente em conviver e transitar em sociedade afim de aprimorar seus domínios e competências sociais.

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações